terça-feira, 29 de janeiro de 2013

As 12 qualidades que o torna as pessoas ricas e bem sucedido na vida


Algumas semanas atrás me deparei com um artigo muito interessante.

O artigo é sobre um cara chamado Irwin que através de uma conversa com um jovem ele é capaz dizer se esse jovem vai ou não ser rico e bem sucedido.
Como se tornar rico e bem sucedido?

As 12 qualidades que o torna rico e bem sucedido na vida
 

1. Explique bem as suas ideias, de uma maneira lógica.

De acordo com Irwin, se você aprender a falar bem, você tem uma vantagem enorme. Afinal, como as pessoas podem apreciar o que você tem a dizer se elas têm dificuldade para entender você? Ao explicar as suas ideias de uma maneira racional, você demonstra lucidez e boa capacidade de comunicação.

2. Não se permita ser intimidado por pessoas de posição, riqueza ou poder.

Em um sentido geral, as pessoas são muito mais parecidas do que diferentes. Se você é um jovem que vê os outros como sendo semelhante a si mesmo, você não vai ser intimidado por alguém só porque ele ou ela é rica, importante, ou poderosa. Isso lhe dá uma enorme vantagem. Por outro lado, à medida que você se torna mais importante ao longo dos anos, você não vai intimidar os outros, tornando-o mais eficaz, como um colega e como um líder.

3. Saiba como negociar.

Não há nenhuma parte da vida em que a negociação não é importante. Afinal, tempo, dinheiro e recursos são sempre limitados. Assim, você deve perceber que, no final, você recebe o que você pode negociar, não o que você merece. Lembre-se disso, porque é uma crença muito mais racional do que na esperança de que, um dia, a recompensa a que você tem direito irá magicamente cair sobre você do céu. No entanto, você também deve perceber que a boa negociação significa mais do que simplesmente agradar a si mesmo. Ser um bom negociador exige que você trabalhe duro para atender às necessidades de todas as partes – uma lição que é aprendida melhor quando jovem.

4. Estar bem informado sobre o que você está tentando fazer.

Isso só faz sentido para saber sobre algo antes de tomar uma decisão ou formular um plano de ação, mas, de acordo com Irwin, tal previsão está em falta. Olhe ao redor e você vai ver que as pessoas de sucesso tomam tempo para realmente entender o que eles estão fazendo. Por exemplo, quando Irwin vê um jovem empregado que faz pesquisa antes de comprar um carro novo, ele mantém o olho sobre essa pessoa.

5. Esteja disposto a controlar seus gastos; usar o seu dinheiro, cuidadosamente, não impulsivamente.

Algumas pessoas dizem “O que vem fácil, vai fácil”, mas, de acordo com Irwin, tais hábitos não augura nada de bom no longo prazo. Afinal, o sucesso e a riqueza levam anos para construir. Aprender a gastar com sabedoria ajuda você a se tornar o tipo de pessoa que é capaz de criar o equilíbrio, hábitos seguros que, em última instância, levam ao sucesso.

6. Não importa o que você faça, poupe alguma coisa.

Poupar um pouco do que você ganha, é um hábito que vai recompensá-lo generosamente ao longo dos anos. Mesmo se o seu salário é baixo, poupe alguma coisa: ele força você a pensar sobre o futuro regularmente, uma característica que é necessária para construir a riqueza.

7. Investir sabiamente e de forma conservadora, não impulsivamente. Controle seus investimentos, mesmo quando eles são pequenos.

Se você poupar regularmente, em breve você vai ter algo para investir. O que Irwin tem encontrado é que, quando você demonstra sabedoria e cuidado em seus investimentos, tendem a trazer essas mesmas qualidades para o seu trabalho. E, se você aprender a gerir o dinheiro e investir de forma inteligente com pequenas quantidades, será muito mais fácil lidar com as grandes quantidades que vêm mais tarde na vida.

8. Faça um monte de perguntas. Seja curioso sobre tudo que você faz.

Irwin descobre que os funcionários têm curiosidade natural por perceber que faz as perguntas. Ele respeita os jovens que sempre querem saber mais sobre o que eles estão fazendo, porque ele sabe que eles são os futuros inovadores e líderes. Qual é a melhor maneira de ser curioso? De acordo com Irwin, “Você aprende mais, fazendo perguntas e ouvindo”.

9. Quando cometer erros, não coloque a culpa.

Há um ditado japonês: “Corrige o problema, não a culpa” Quando algo inesperado acontece você estará mais bem servido ao se recusar a passar tempo se preocupando com quem causou o problema. Se concentre em fazer as coisas certas, não importa o que aconteça. Se o seu chefe é como Irwin, ele ou ela vai notar.

10. Não tenha medo de falhar. Esteja disposto a experimentar coisas novas e entre nelas com otimismo.

Ninguém se torna bem sucedido, sem correr riscos, por isso Irwin olha para o tipo de pessoa que não tem medo de tentar e não tem medo de falhar. Faça a sua tarefa primeiro, e depois saltar com energia e optimismo. Não só você vai obter resultados, como também você vai inspirar as pessoas ao seu redor, uma característica importante se você quer ser bem sucedido.

11. Encontrar pessoas que são mais sábias e melhor do que você, e então delegar. Não tenha medo de trabalhar com pessoas que são fortes o suficiente para discordar de você.

Ninguém se torna bem sucedido – ou rico – tudo por si mesmo. Tenha a confiança para perceber que o seu sucesso depende dos esforços dos outros. Depois de entender esse princípio, você naturalmente irá querer trabalhar com as melhores pessoas que você pode encontrar. Quando alguém pode fazer o trabalho melhor do que você, deixe-o. E quando alguém que sabe o que está fazendo não concorda com você, escute o que ele tem a dizer. (O segredo é não levar para o lado pessoal).

12. Seja generoso em obras e em espírito.

Irwin descobriu que, ao longo dos anos, as pessoas que se esforçam para ser generoso desfrutam de oportunidades significativas que não estariam disponíveis. Pessoas generosas invariavelmente descobrem que recebem uma grande quantidade em troca de sua generosidade, incluindo um sentimento bom de uma maneira que só vem a partir da compreensão das necessidades dos outros. Quando você é generoso em suas ações, ou seja, quando você executar atos generosos, você minimiza o atrito que surge de pessoas ao seu redor, que de outra forma seriam concorrentes sobre recursos escassos. Quando você é generoso em espírito, considerando as necessidades das pessoas a quem as suas decisões afetam, a maioria das pessoas vai gostar de você e querer fazer negócios com você.
Então é isso. As 12 qualidades que vai fazer você ter sucesso na vida. Como Irwin coloca:
“O que você faz quando é jovem é prática para o que você vai fazer quando você estiver velho. Na minha experiência, as únicas pessoas que se tornaram ricas e bem sucedidas, foram as que formaram bons hábitos quando eram jovens e pobres”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário