terça-feira, 29 de janeiro de 2013


4 dicas para você se inspirar off-line e melhorar seu blo                                                                                                       

Nós que passamos algumas horas de nosso dia online, criando conteúdo para nossos blogs, interagindo nas redes sociais, lendo Feeds e vasculhando o Google, não podemos nos prender unicamente nessas fontes para ter inspiração. Ler outros blogs e ver o que as pessoas querem encontrar na internet ajuda, mas não é tudo. É preciso pensar um pouco off-line para criar melhor online.
ficar-offline

SIGA nos  agora e mantenha-se mais atualizado!



Todos os dias publico aqui dicas para você desenvolver melhor o seu blog, especialmente ensinando como analisar dados, escrever com qualidade e aprender novas técnicas.
Mas isso não pode ser tudo e nem sempre isso nos ajudar a ter inspiração. Pior ainda se nossa inspiração vier só de fontes online, só lendo outros blogs/sites e interagindo em redes sociais. É preciso sair de casa para ter novas idéias.
1. Leia bons livros, muitos livros…
livros-filaPegar em um livro de papel é uma experiência transcendental, quase mística, mas infelizmente tem sido deixada de lado. Leia bons livros (não leia Paulo Coelho ou Chico Xavier), literatura clássica, poemas, crônicas, contos. Dedique algum tempo para seu cérebro trabalhar numa única tarefa e concentrar-se apenas numa única informação. Ler relaxa, descansa e aguça o raciocínio.
O mais importante do dedicar-se a um bom livro é que você dedicará sua atenção de forma linear e vai aprofundar em algo. Na internet não lemos com tanta qualidade e lemos de forma dispersa. Nosso cérebro precisa de tempo para processar.

2. Faça exercícios físicos
Já até publicamos aqui dicas para evitar dores nas costas enquanto blogamos (Blogueiros e as dores na costas: como prevenir). Praticar algum exercício físico, mesmo uma simples caminhada até a prática de atividades mais intensas, pode ajudar você a desenvolver habilidades.
Exercícios liberam endorfina, te deixam mais alerta e estimula o raciocínio lógico, além de te dar mais ânimo para o dia a dia. As atividades físicas nos ajudam ainda na organização do nosso dia, nos ajudando a dormir melhor e, consequentemente rendemos mais.
3. Converse com as pessoas
Passamos horas do dia falando com dezenas, até centenas de pessoas, mas não conversamos com ninguém de fato. Retuitamos links, comentamos em blogs, batemos papo no Messenger (MSN), mas isso nem chega perto do que se precisa para uma conversa de verdade.
Outra vez precisamos parar tudo, até desligar o celular. Conversar significa ouvir, concentrar-se no outro e interagir diretamente com alguém sem a intermediação das máquinas e das coisas. Temos de ser nós mesmos, olhar nos olhos, sem avatar, subterfúgios ou meias palavras. Só assim descobrimos nossos verdadeiros amigos.
Nas conversas cotidianas somos forçados a raciocinar diretamente (sem procurar respostas no Google), precisamos montar argumentos, esperar o outro falar, ouvir e querer entender. Passe mais tempo com sua família, sua namorado (seu namorado), vá ao bar com seus amigos.
4. Sua vida pessoal, seu trabalho/estudos
Por trás do seu blog, por trás de todos os blogs existem pessoas de verdade, com uma vida de verdade e com experiências únicas e incríveis. Mas para ter tudo isso você precisa viver, viajar, trabalhar, estudar e ir além do seu quarto ou escritório.
Até para ter idéias sobre o que fazer com seu blog e quais seus objetivos com isso (Quais os seus objetivos para seu Blog?). Seu dia a dia tem muito para lhe ensinar sobre o que e como blogar, e assim se evita criar blogs que não têm a menor relação com você ou sobre coisas que você nem gosta de verdade.
O que mais pode inspirar off-line?
Eu sugeri algumas coisas que podem ajudar você a se desligar um pouco do mundo virtual e voltar-se mais para o mundo “real”, desplugado (fora da Matrix). É aquele momento em que aproveitamos um pouco mais da nossa vida e percebemos que o computador e a internet nem são tão importantes assim.
Mas, e você, o que faz para se inspirar que vem do seu mundo off-line? Pense um pouco, reflita e compartilhe conosco suas idéias e opinião aqui nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário