terça-feira, 29 de janeiro de 2013

10 erros assustadores que os candidatos de emprego cometem

Aprende os segredos da procura de emprego e garante que o teu futuro profissional será cada vez mais bem-sucedido. Deixamos aqui 10 dicas que te podem ajudar

10

erros-candidatos-emprego-cometem-noticias
Os erros podem destruir a tua procura de emprego
 
Procurar um emprego não é tarefa fácil e pode ser ainda mais complicado se não souberes como te deves comportar. Fica a conhecer 10 falhas imperdoáveis nestes casos e garante que tua procura será sempre bem-sucedida:
 
 
10 erros assustadores dos candidatos a um emprego: 1. Assustar a tua rede de contactos
Muitos candidatos obrigam os seus contactos a tentarem escapar ao tema, mesmo que inconscientemente. Se estás a conversar com todos aqueles que conheces sobre as oportunidades de emprego e mesmo assim estás sem sorte, tenta mudar a tua abordagem. Talvez consigas mais resultados se te focares naquilo que tens para oferecer aos teus contactos. Não menciones que estás a procurar emprego, em vez disso, vende as tuas competências.
 
10 erros assustadores dos candidatos a um emprego: 2. Não fazer follow-up com os teus contactos
Procurar emprego significa visitar muitos eventos de networking, para que consigas ampliar a tua rede de contactos. Entretanto, de nada valerá o esforço se tu não te preocupares em manter o contacto com as pessoas que conheces. Quando conheceres alguém que pareça interessante para o teu futuro profissional, trata de torná-la próxima de ti. Não te deves tornar num perseguidor, mas manda um e-mail para perguntar sobre as novidades, isso já ajuda.
 
10 erros assustadores dos candidatos a um emprego: 3. Não incluir palavras-chave no teu currículo
Procura facilitar a vida do recrutador e oferece-lhe material absolutamente claro. Indica qual é o teu objetivo e palavras-chave que possam ajudá-lo a ir direto ao assunto. Mostra-lhe quais poderão ser os cargos mais indicados para ti de acordo com as tuas competências e deixa claro quais são os teus conhecimentos.
 
10 erros assustadores dos candidatos a um emprego: 4. Criar o teu currículo focando o passado e não o futuro
Deves falar de tua formação anterior, mas certifica-te de que não estás a mumificar as tuas competências. O currículo é uma espécie de propaganda, não um histórico das coisas que já realizaste. Garante que está a estabelecer ligações claras entre as tuas conquistas e aquilo que esperas para o teu futuro.
 
10 erros assustadores dos candidatos a um emprego: 5. Falhar ao eliminar erros
Os erros podem destruir a tua procura de emprego, seja no currículo, na entrevista ou no teste. Portanto, certifica-te de que está tudo ok com estes detalhes. Garante que o teu currículo não possui erros de ortografia, escolhe a roupa certa para a entrevista de emprego, não te atrases e presta atenção ao teste prático para que não pareças mentiroso. Também é bom prestar atenção às redes sociais, qualquer assunto comprometedor pode atrapalhar o teu progresso com uma vaga.
 
10 erros assustadores dos candidatos a um emprego: 6. Candidatares-te a todos os cargos
O facto de te poderes candidatar a todas as vagas não significa que devas fazer isso. Esse tipo de comportamento mostra desespero e deixa claro que não estás propriamente qualificado para nenhuma delas. Procura ser criterioso na escolha e manda o teu currículo apenas para as empresas que podem contribuir para o teu crescimento profissional.
 
10 erros assustadores dos candidatos a um emprego: 7. Não saber como responder a perguntas importantes
Se queres vencer um concurso competitivo precisas de estar preparado para isso. É desta maneira que deves encarar a procura de emprego. O mercado de trabalho é o concurso mais competitivo no qual já participaste e tens que ser capaz de responder a todas as perguntas sem hesitar. Portanto, antes de sair para uma entrevista garante que tens todas as respostas na ponta da língua. Conhecer a empresa pode certamente render-te pontos extras.
 
10 erros assustadores dos candidatos a um emprego: 8. Manteres-te fora das redes sociais
Decidires que a tua privacidade é mais importante e por isso recusares-te a participar nas redes sociais, é um direito teu, mas precisas de saber que os outros candidatos estão a publicar algo neste momento. A tua presença digital é quase tão importante quanto a tua presença física. Escolhe as redes certas para tua área e torna-te participativo. Seja o Facebook, o Twitter, o LinkedIn ou o Google+, só tens que te certificar que te estás a comportar da maneira adequada.
 
10 erros assustadores dos candidatos a um emprego: 9. Desistir
A situação não está fácil no mercado de trabalho, mas isso não te dá o direito de deixar de procurar emprego. Só os que mais dedicam é que conseguem os postos mais desejados, portanto, procura manteres-te motivado e usa os “nãos” que receberes como incentivo para procurar algo ainda melhor.
 
10 erros assustadores dos candidatos a um emprego: 10. Baixar a guarda ao conseguir uma vaga
Depois de conseguires uma vaga podes querer relaxar, mas deves lembrar-te de que essa não é a escolha acertada. Embora já estejas propriamente à procura de emprego, deves lembrar-te de que o sucesso profissional é uma escalada e deves dar um passo de cada vez. Porque não tentas uma promoção? Dedica-te ao trabalho e garante o teu crescimento na empresa onde estás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário